quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Rompendo a Barreira da Indiferênça


2 Samuel 14:25-33
              Absalão era um jovem muito bonito, capaz e preparado para um dia substituir Davi, quando este deixasse o trono ( 2 samuel 14:25). Os relatos acerca de Absalão mostram sua bravura e dedicação ao seu pai e família. Tudo isso porém, não impediu que ele se tornasse um rebelde e por fim morresse como tal. Ao olharmos a vida desse príncipe, notamos que a sua rota de rebelião teve um componente fundamental: A Indiferença do seu pai. Note que a rebelião visita todo coração mas ela se torna terrível quando é alimentada no seio familiar. Por essa razão a bíblia diz aos pais: "Não provoqueis vossos filhos à ira." Efésios 6:4. Absalão foi provocado em sua ira por uma vida de indiferença, precisamos olhar para os nossos lares, detectar esse mal e remove-lo totalmente.
1 - A Indiferença é pecado
        Indiferença significa: desinteresse em face a alguém ou alguma coisa, negligencia ou insensibilidade. Quando observamos o significado dessa atitude vemos imediatamente o mal que ela pode fazer quando vivida dentro de casa. Esse foi um grave pecado do rei Davi para com a sua família. Sempre que ouço uma mensagem sobre o pecado de Davi, se refere ao adultério com a mulher de Urias. Mas esse foi apenas um dos muitos pecados de Davi. Após esse acontecimento ele foi indiferente quando a irmã de Absalão foi violentada pelo meio irmão Amnon (2 Sam. 13:1), foi indiferente quando seu filho Absalão estava exilado (2 Sam. 14), Foi indiferente quando Absalão voltou ( 2 Sam.14:23) e foi indiferente quando Absalão se rebelou na porta da cidade (2 Sam. 15). Quando jovem ele não foi indiferente ao leão que atacou o rebanho ou com relação ao gigante Golias, mas agora o pecado da indiferença entrou em seu coração. A bíblia diz que o salário do pecado é a morte, então não podemos de forma alguma negociar com esse terrível mal pois ele trará morte sobre a família.
2 - A Indiferença provoca a ira
      Após estar dois anos na mesma cidade. Absalão agora não era visto por Joabe que o trouxera e nem por seu pai. Então para se fazer ouvir pôs fogo no campo de Joabe. Tem muito filho colocando fogo na vida para poder ser ouvido e visto pelo pai. Há maridos e esposas que estão a beira do desespero por tanta indiferença dentro de casa. A indiferença cobra um preço, que é muito alto. Por seu pecado Davi perdeu dois filhos e quase perdeu o reino. famílias são destruídas pela indiferença. Lido com muitos jovens, nunca vi um que reclamasse porque sua família era pobre, porque foi disciplinado com vara ou que tivesse algum tipo de falta financeira, mas em todos os casos a indiferença dos pais os marcou terrivelmente.
3 - A atitude certa resolve o problema, nunca a indiferença.
      Erroneamente muitas pessoas pensam que o tempo resolverá a questão,mas não resolve e pelo contrário a torna mais séria ainda. A melhor forma de resolver um problema é encarando-o de frente, se for um problema em casa ou se for uma situação no trabalho ou na igreja, a melhor forma de resolve-lo é lidando com ele. Melhor o confronto que a indiferença. No confronto Deus trabalha na indiferença quem trabalha é satanás. Mateus 18:15-17 nos coloca a regra quando precisarmos lidar com questões. É muito importante entramos nesse entendimento pois, somente assim poderemos experimentar um crescimento real em nossas vidas e na vida de nossas famílias e discípulos. tem gente que tem medo desse confronto, mas é isso que liberta e faz crescer. O contrário é a indiferença. Lembro-me que no inicio do meu ministério um pastor disse: quando tiver um problema na igreja resolva logo, não espere, tome logo sua posição. Seja você um líder de célula ou líder na sua casa decida não jogar as situações para baixo do tapete, resolva.
 4 - Três áreas onde não podemos aceitar ser indiferentes. ( 2 Samuel 13)
a) Não podemos ser indiferentes com relação ao pecado. 2 Samuel 13:21. Aqui vemos que o rei Davi ficou muito irado, mas não tomou posição, se fez indiferente ao caso e acabou se omitindo de fazer o que a bíblia diz em Levítico 20:17. Davi deveria ter sentenciado Amnom a morte, mas nada fez, isso trouxe condenação sobre toda a sua casa, pois Absalão acabou por matar seu próprio irmão. Se há pecado ao seu redor seja rápido em anulá-lo, confronte a sua raiva não vai resolver, seu silêncio e a sua omissão serão colhidos com muita dor.
b) Não podemos ser indiferentes com relação ao perdão. 2 Samuel 14. Por ter matado seu irmão, Absalão foi banido de Israel, porém seu pai depois da intervenção do general Joabe o recebeu e liberou, mas não o perdoou! 2 Samuel 14:23-24, 28, 32. Esse filho agora se encontra em uma situação muito difícil, pois é filho mas não tem acesso ao pai. O próprio Joabe não o recebia mais. Para chamar a atenção de Joabe, ele pôs fogo no seu campo de cevada. 2 Samuel 29-30. Tem muito filho colocando fogo no mundo para chegar a presença do pai. Absalão tinha tudo em Jerusalém mas não tinha a presença do pai. um líder ou um pai indiferente como foi Davi, é o que esta por trás da destruição de muitos jovens. Aquele que voltou perdoe e esqueça, porque esse é o caráter do nosso Deus.
c) Não podemos ser indiferentes com relação a rebelião. 2 Samuel 15. O que começou com a indiferença de Davi com relação ao pecado. Agora se agravou em algo muito terrível pois o próprio reino estava em perigo por causa da rebelião. Ela é a colheita de qualquer um que assume uma rota de indiferença com relação a sua família ou liderados. 2 Samuel 15:1-6. Filhos só respondem a postura de pai e mãe, e discípulos a postura do pastor. A rebelião pode até visitar as vidas ao seu redor mas nunca poderá fazê-lo por sua omissão. Jesus se posicionou diante da rebelião de Judas. Davi se calou diante de Absalão, enquanto ele roubava o coração de Israel. Ao fim seu filho foi morto e ele chorou amargamente. Entenda que a indiferença sempre atrairá a morte sobre a sua descendência, seja física ou espiritual.
Saiba que a sua posição como líder de sua casa ou de discípulos poderá levá-los à grandes conquistas, é essa visão que deve conduzi-lo quando você precisar agir diante das diversas situações que envolvem a vida.

Ap. Jonas Fernandes ( MIB) 

Nenhum comentário: